Solicite um Orçamento Envio Imediato!!!

[CARREGANDO...]

Preenchendo os dados acima você recebera em seu email um orçamento detalhado referente ao procedimento de colocação do Balão Intragástrico
Dúvidas e Agendamento Telefone (21) 4138-1955 / 2665-2610 ou WhatsApp (21) 99938-8200

Balão Intragástrico

DÚVIDAS / ORÇAMENTO ENTRE EM CONTATO:
21 99938-8200 / 21 2665-2610
Balão Intragástrico

Dúvidas / Orçamento

O que é?
É uma prótese de silicone, semelhante a prótese que as mulheres usam para aumentar os seios, porém seu formato é esférico, possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é insuflada dentro do estômago do paciente.

Quando iniciamos a colocação do balão intragástrico em 1999 era conhecido como Bioenterics Intragastric Balloon ou BIB™. Apesar da empresa já ter sido vendida duas vezes e seu proprietário não ser a Bioenterics, o nome BIB perdurou até o ano passado quando a empresa Allergan, atual proprietária, optou por mudar o nome para ORBERA. Além do ORBERA existem no mercado inúmeros outros balões. Alguns de ar e outros de líquido.

Pessoalmente minha preferencia é pelo ORBERA por inúmeros motivos que aqui não cabem discutir.



Como funciona?
A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta.

Este fenômeno chama-se saciedade precoce, a saciedade precoce é um dos mecanismos utilizados em cirurgias para obesidade como grampeamento do estômago ou a banda gástrica ajustável. Estes métodos são indicados em pacientes com obesidade mórbida.

Quem pode colocar o balão?

Basicamente qualquer paciente com IMC1 entre 28 e 35 Kg/m2 que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar mais uma vez um tratamento clínico.

Como é colocado?

Ao contrário dos outros procedimentos que são cirúrgicos, o balão é colocado através de uma endoscopia digestiva2 para que seu posicionamento e enchimento possa ser acompanho. É um procedimento ambulatorial no qual o paciente é sedado.

O balão é preenchido com soro fisiológico adicionado de um corante azul chamado azul de metileno3. Se o balão romper o corante azul é absorvido pelo intestino e o paciente começa a urinar azul. Neste caso o balão deve ser retirado ou trocado, dependendo da época do tratamento em que acontecer.

ATENÇÃO: balão não explode!

Atualmente nossa casuística ultrapassa 3200 balões colocados e tivemos apenas um caso que o balão se rompeu antes do prazo de seis meses.

Qual o risco?
Devido a todos os cuidados tomados previamente, os riscos da colocação e retirada do balão se eqüivalem à de uma endoscopia.

Como todo procedimento médico o balão pode apresentar algumas complicações. Todas estas complicações serão esclarecidas pelo Dr.Caetano Marchesini através de informação falada e escrita.

Balão Intragástrico de um ano - Spatz Balloon
É um balão esférico de silicone preenchido com soro e é ajustável mesmo após sua colocação através do tubo de preenchimento que pode ser exteriorizado através de exame endoscópico. Pode-se encher no caso de retorno precoce do apetite e parada na perda de peso, ou esvaziá-lo no caso de intolerância. Sua permanência é de até 12 meses segundo o representante no Brasil. Estudos demonstram que a perda de peso é comparável ou pouco maior que o BIB™ . A grande vantagem é que um tratamento de até um ano pode trazer maior benefício no que se trata de mudança do comportamento alimentar e de hábitos de vida. A clínica já está certificada e deveremos receber os balões ainda este mês.


×
Atendimento/Dúvidas
(21) 99938-8200
Atendimento/Dúvidas
(21) 2665-2610
Atendimento/Dúvidas
(21) 4138-1955

Qualquer dúvida chame-nos em nosso WhatsApp ;)